Breaking News

sexta-feira, 6 de março de 2020

Vaso restaurado

"Que você seja um vaso completamente restaurado para o louvor e glória de Deus".
Por mais bem-feita e bonita que seja uma casa, só se torna realmente completa quando, além do acabamento, recebe uma boa decoração. Dentre os objetos usados para decorar ambientes, quero destacar os vasos, os quais podem ser de cristal, metal, vidro, barro, ouro ou quaisquer outros materiais. 
  
Recentemente, eu e minha esposa fomos a Poços de Caldas. Lá, existe uma loja que vende objetos de decoração e a Márcia quis conhecê-la. E fomos. Que coisa linda! Há coisas que enchem nossos olhos de tão belas que são. Fiquei imaginando algumas daquelas peças em nossa casa. Certamente, deixariam o ambiente mais lindo. Pena que são muito caras! 

Como em tudo ou de tudo podemos extrair grandes lições, gostaria de compartilhar com você algo relacionado a vasos, pois já faz algum tempo que uma passagem bíblica que trata desse assunto vem à minha mente. Para isso, tomarei o texto registrado em Jeremias 18:1 ao 6, no qual o Senhor se dirige ao profeta para lhe ensinar uma grande verdade sobre o povo de Israel e a respeito de si mesmo, o maior e melhor oleiro do mundo. 

Para iniciar nossa prosa, quero dizer que quando uma peça de cerâmica cai das mãos de uma pessoa ou é derrubada pelo vento, sobram apenas cacos. Na melhor das hipóteses, ela fica trincada. Desse modo, perde a beleza original ou a utilidade, caso a intenção do dono seja utilizá-la para armazenar algo líquido. Consequentemente, gera prejuízo a quem a adquiriu. No entanto, se esse objeto for parar nas mãos de um excelente artesão, não há dúvida de que será restaurado por completo e poderá ser utilizado para o propósito inicial do dono. 

Caso olhemos com atenção para nossa vida ou a algumas pessoas com as quais convivemos, vamos perceber que, em muitas situações, nos assemelhamos a um vaso quebrado. Isso pode ser resultado de uma doença (seja ela física, psicológica ou psicossomática), do desemprego ou de dificuldades no trabalho, de problemas familiares ou conjugais e tantos outros. 

Não sei quanto a você; porém, já passei e, às vezes, ainda passo por situações nas quais me sinto como um vaso quebrado. Já houve momentos em que me pareceu ter sido atropelado por um trem. Minha impressão, nessas ocasiões, era que não havia mais condições de prosseguir. Todavia, eu estava redondamente equivocado. Graças a Deus!

Ao olharmos para o texto de Jeremias, citado acima, vemos o Senhor falando sobre isso. Naquele momento da História, o povo de Israel passava por uma grave crise espiritual, pois havia se afastado de Deus. Veja: “O meu povo esqueceu-se de mim: queimam incenso a ídolos inúteis, que os fazem tropeçar em seus caminhos e nas antigas veredas, para que andem em desvios, em estradas não aterradas” – Jeremias 18:15. Assim, espiritualmente falando, os israelitas estavam como um vaso quebrado. 

Por esse motivo, o Pai procura o profeta e lhe diz para descer à casa do oleiro, a fim de ouvir a mensagem que tinha para ele. E assim Jeremias fez. Foi para lá e ficou observando o trabalho daquele homem, o qual devia ser admirável. Contudo, de repente, o vaso se quebrou na mão do artesão. E agora, o que fazer? Talvez, se fosse eu, tinha jogado fora. Entretanto, o oleiro agiu de maneira diferente. Ele o refez, moldando-o de acordo com a sua vontade (Jeremias 18:2 ao 4).   

Nesse momento, o Senhor entra em ação e declara: “Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro? – Pergunta o Senhor. Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês em minhas mãos, ó comunidade de Israel” – Jeremias 18:6. Que maravilhoso! 

Quem sabe a minha e a sua vida têm sido, em muitos aspectos, semelhantes a do povo de Israel, ou seja, um vaso quebrado por causa dos mais variados problemas. Talvez, assim como esse povo, nós também tenhamos nos afastado dos caminhos do Senhor. Veja que eu não disse da igreja, mas dos caminhos de Deus, visto que são duas coisas bem diferentes. Podemos ir ao templo regularmente apenas para cumprir uma tarefa religiosa, porém sem fé ou sem nenhum compromisso com o Senhor. 

Como já vimos no versículo 15, o povo tinha se esquecido do Altíssimo e passado a prestar culto a diversos ídolos feitos pelos próprios homens, os quais o faziam tropeçar na fé, e o distanciavam espiritualmente de seu Criador. Os judeus se esqueceram de que o Senhor os havia proibido fazer imagens e também de prestar culto a elas. 

Veja o que o Senhor ordena em Êxodo 20:3 ao 6: “Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos”. 

Para muitos de nós, hoje, os deuses podem ser o dinheiro, bens, profissão, status social, fama, mulher (es), filho (s), a formação acadêmica ou até mesmo a denominação religiosa da qual somos membros. No entanto, independentemente de quem ou do que venha ser esse deus, é idolatria e, consequentemente, algo abominável aos olhos de Deus. Sendo assim, tal prática gera consequências negativas ao relacionamento com o Senhor, tornando-nos um vaso quebrado no que tange à vida espiritual. 
   
Em muitos outros casos, são problemas do cotidiano como, por exemplo, doenças (físicas, emocionais ou psiquiátricas), desemprego e separação conjugal que nos transformam em vasos quebrados, segundo citado anteriormente. Além do mais, uma porção de pessoas está desse jeito por causa de drogas, da prostituição, do envolvimento com a criminalidade ou com qualquer coisa indevida ou ilícita. 
  
Não poderia deixar de dizer que, talvez, você tenha se sentido um vaso despedaçado por causa da rejeição de seus pais, ou de um deles, porque não foi fruto do amor ou de uma gravidez planejada; apenas é resultado de uma relação sexual para satisfazer um desejo momentâneo da carne. Quem sabe se sente assim por ter sofrido abusos sexuais justamente daqueles que deveriam protegê-lo e isso o tem atormentado durante todos os dias da sua vida. Ou talvez seja resultado de um estupro. O que é ainda mais sério.
Entretanto, para todos e quaisquer casos citados ou não, o Oleiro Celestial tem a solução. Ainda que tenhamos caído das mãos dele e nos transformado em cacos ou mesmo em pó, Ele, em sua extrema excelência e competência, pode restaurar-nos de maneira que passemos a ser mais belo e mais útil ainda na Casa do Pai. E, acima de tudo, felizes de verdade.  

No salmo 139:13 ao 16, o salmista declara: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”. Aleluia!
   
Isso significa que, mesmo você não sendo fruto do amor entre duas pessoas e, daí, a rejeição dos dois genitores ou de um deles, você foi tecido por Deus no ventre de sua mãe. Para o Senhor, assim como qualquer pessoa que nasceu como fruto do amor entre duas pessoas, você é alguém especial. É um filho extremamente querido. É a obra-prima dele, e ele o ama com o mesmo amor com que ama Jesus – João 17:23. O que não é pouco, não é mesmo?  
   
Olha, eu não sei exatamente por que o Espírito Santo me levou a escrever sobre essas possíveis situações postas nos quatro parágrafos anteriores. Porém, tenho plena certeza de que há um motivo muito especial. Quem sabe você é este motivo e ele quer sanar suas dúvidas, acalmar a tempestade que tem tomado conta do seu coração e mente e curar todas as feridas da sua alma, para que deixe para trás esse passado de sofrimento, liberte-se desse fardo tão pesado, tenha paz de espírito e seja verdadeiramente feliz e realizado.  
Para finalizar, gostaria de lembrá-lo de que você foi criado para ser um vaso de honra e estar em um lugar de destaque na presença de Deus e diante da sociedade. Por isso, não pode se deixar vencer pelo sofrimento do passado ou dos atuais. Ainda que as circunstâncias sejam completamente desfavoráveis, os obstáculos pareçam ser intransponíveis ou os danos aparentem ser irreversíveis, para Deus nada é impossível (Lucas 1:37). Aliás, ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, conforme lemos em Efésios 3:20. Não esqueça também que “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê - disse Jesus – Marcos 9:23. 
  
Quero que você saiba que não estou subestimando sua dor. Tudo o que eu disse foi com muito respeito e amor cristão, pedindo ao Senhor que o Espírito Santo o ajude a vencer todas as batalhas travadas em sua mente e também aquelas que fazem parte do mundo exterior. Por isso, gostaria que antes de fazer quaisquer julgamentos de maneira precipitada, pedisse ao Senhor que lhe dê espírito de sabedoria e de revelação da vontade dele para sua vida. 
  
Que a maravilhosa graça de Deus superabunde em todas as áreas da sua vida. Que o Senhor lhe conceda sabedoria, inteligência espiritual e discernimento para tomar decisões corretas, a fim de que seus sonhos se tornem, a cada novo amanhecer, uma realidade. Que você seja um vaso completamente restaurado para o louvor e glória de Deus. 
   
Que a partir deste momento você se torne o vaso mais belo, perfeito e admirado em sua casa e em qualquer lugar onde estiver. Que a sua presença seja notada e desejada. Que você seja, a cada novo raiar do Sol, um filho amado em quem Deus se compraz.  Que você realmente seja um vaso nas mãos do Oleiro, o Criador de todas as coisas, pois você foi feito à sua imagem, conforme a sua semelhança para embelezar este mundo e posteriormente o Céu. 

Marcos A. Araújo

Formado em Letras e Pedagogia, professor da EBQ de Nova Odessa. Autor de três livros. Casado com Márcia e pai do Miguel e do Gabriel.