Breaking News

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Um encontro transformador

 ESBOÇO DE MENSAGEM


 Ler junto:

João 4.23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

João 4.

1- Tenha disposição para enfrentar seus conflitos pessoais:

3 Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.

4 E era-lhe necessário passar por Samaria.

Era costume dos judeus cortar volta de Samaria, eles davam volta, mas não passavam por lá, tamanha era a inimizade entre eles.

As pessoas tem o costume de cortar volta, andar três, quatro dias, mas evitam parar onde o problema está estabelecido.

As pessoas preferem adiar uma conversa, cancelar um compromisso, andar quilômetros... tudo isso para evitar conflitos. Mas Jesus decide passar por Samaria. Jesus nunca foge de conflitos.

É onde você corta volta e não quer mexer que Jesus vai passar hoje!

Além de passar por Samaria, Jesus para.

2- Os altares que você constrói hoje, não apenas abençoarão sua vida, mas suas gerações futuras:

5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.

Agora Jesus está em Samaria. Em Sicar, lugar onde Jacó havia comprado e construído um altar.

"E chegou Jacó salvo à Salém, cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade.
E comprou uma parte do campo em que estendera a sua tenda, da mão dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro.
E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel" (Gn 33.18).

Em Sicar é o mesmo nome para Siquém no grego do novo testamento.

3- Meio dia:

6 E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.

7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

Jesus chega em Sicar e se assentou junto ao poço que Jacó havia construído.

As pessoas gostavam de pegar água pela manhã, quem pega água pela manhã pega água pura, limpa, cristalina. O remexer da água faz subir a sujeira do fundo.

Outras pessoas gostavam de tirar água á tarde, quando o sol já tinha baixado, o tempo estava mais fresco, a sujeira já tinha baixado e a água estava novamente limpa.

Era quase meio dia, o sol escaldante, nesse horário, ninguém saia para pegar água.

Quem tira água ao meio dia bebe água suja, tem dificuldade pra carregar.

Então porque essa mulher ia ao meio dia?

De manhã tem água limpa, e por que ela não vai?

Ela é uma mulher ferida. Ela evita as multidões. Ela não quer conversar com ninguém.

A história dela era conhecida.

Ela vai meio dia, para fugir de sua própria história e por isso, ela bebe água suja.

Quantas vezes ela deixou de beber água limpa, para não ter que encarar sua própria história?

Ela não quer falar com ninguém, prefere tomar água suja em silêncio. Só ela sabe a água barrenta que ela tem bebido.

Eu tenho uma palavra do coração de Deus pra você: Chega de beber da água barrenta das suas emoções mal resolvidas. Chega de beber da água barrenta de uma vida de aparências.

Quais são os meio dia da sua vida?

Quais são as áreas da sua vida que você não quer abrir pra ninguém?

Hoje é dia de ter um encontro com Jesus que vai mudar sua história"

O medo de encarar as verdades muda seus trajetos, inverte seus horários.

O medo de encontrar com alguém que me faça lembrar da sua história faz você andar sozinho, sofrer mais do que devia e beber água suja.

Quando ela chega, veja o que Jesus diz:

7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

Perguntar:

A mulher foi ao poço buscar o que?

O que Jesus pediu pra ela?

A lição: Jesus sempre pede o que você veio buscar.

Ela não tem água, por isso veio buscar.

Ana não tem filho, por isso está no templo buscando e chorando.

Por que Jesus sempre pede o que a gente vem buscar?

Ele sabe que você não tem, por isso vem buscar. Na verdade Ele quer você, Ele quer seu coração.

Quando Ele te tem, Ele dá o que você veio buscar.

Você diz: Eu quero uma bênção!

Deus diz: Seja uma bênção!

4- Jesus tem uma água melhor pra te dar.

9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).

10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

12 És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;

14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.

16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.

17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;

18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.

Princípio muito importante: Você chega como está. Mas pra beber dessa água você vai ter que abrir o seu coração, deixar Jesus tratar suas feridas e falar a verdade.

Todo mundo é bem-vindo. Você chega do jeito que está, mas pra beber da água, você vai ter que vencer a mentira.

Nesse confronto, Ele não quer te envergonhar, quer curar suas feridas.

5- O encontro com Jesus mostra quem nós somos.

19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.

20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.

Ela tenta agradar a Jesus, mas isso não muda o confronto.

Nossos pais adoravam aqui neste monte...

Ela está dizendo que aprendeu a adorar lá com seus pais, ela é descendente de Jacó, descendente de José.

Ela aprendeu a adorar com seus pais, mas tinha seis maridos. Sua adoração não influenciava sua vida.

Veja o que Deus pensa de gente assim:

"Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens" (Mt 15.7-9)

Jesus diz: Você vem aqui adorar, mas tem 6 maridos.

Ela adorava, mas isso não mudava sua vida.

Tinha suas falcatruas, mas adorava e ia na igreja.

Tinha suas mentiras, mas adorava e ia na igreja.

Ia na igreja, mas fugia de sua história.

Era filha de Abrão, mas vivia envergonhada.

6- A verdadeira adoração:

Jesus lhe respondeu:

21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Você crê que a hora é agora? Não há mais tempo de brincar com a vida lá fora! A hora é agora!

Chega de andar de cabeça baixa.

Chega de beber água suja!

Adorar em espírito - Não é da boca pra fora.

Em verdade - Sem mentiras.

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

O texto não diz: O Pai procura os que oram por horas. Os que cantam bonito, os que ofertam mais...

Oração é andar com Deus - Tem que acontecer 24 horas por dia. Orar sem cessar.

Ofertar é reconhecer que Deus é o Senhor da sua vida e que tudo veio dEle.

Adoração não é uma tarefa, adoração não é ritmo, é estilo de vida.

24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Eu não posso vir pra Igreja adorar, eu preciso vir pra igreja adorando.

Por que algumas pessoas vêm à igreja e não conseguem adorar como deviam?

Porque a vida delas não glorifica a Deus.

Esse encontro libertador com Jesus não é pra amanhã, é hoje!

25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.

26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.

7- A mudança:

27 E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?

28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:

29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?

30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.

Não era a mesma mulher?

Ela era paralítica e andou?

Ela era cega e agora via?

Ela era leprosa e foi curada?

Que milagre as pessoas viam nela?

Como ela agora consegue trazer tanta gente pra Jesus?

Esse é o poder do evangelho.

O poder do evangelho é quando as pessoas vêm pra Cristo não pelo que Ele fez pra mim, mas pelo que Ele fez em mim.

Se a pessoa vier porque Jesus te deu um celular e Jesus não der um celular pra ela, ela vai embora. Se a pessoa vier porque Jesus abriu as portas pra você e Ele não abrir pra ela, ela vai embora!

Mas quando as pessoas veem o que Ele fez em você elas permanecem.

7- A oferta:

31 E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come.

Os discípulos foram na cidade e trouxeram comida, a mulher foi na cidade e trouxe gente, e você, o que é que você trouxe aqui hoje?

8- Do que Jesus gosta:

32 Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.

33 Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer?

34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.

8- Um chamado ao evangelismo:

35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.

36 E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.

37 Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.

38 Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

9- A transformação:

39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.

Não sei do que você chamaria a mulher da cidadezinha pequena, que já teve cinco maridos e vivia com alguém que não é marido dela. Mas depois daquele tempo, muitos a chamariam de irmã. Muitos olhariam pra ela com amor, porque eles receberam dela a Palavra da Verdade.

Hoje ela é uma pregadora da Palavra.

10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;

14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Ela ouviu, ela recebeu, ela se tornou uma fonte.

As pessoas dizem:

Pastor, estou cansado de beber água suja, pra mim nada dá certo, as portas se fecharam...

Há quanto tempo você não o adora de verdade?

Entenda que as vezes Deus te fere, pra não te perder.

Sua vida tem que honrar a Deus.

Sua oferta tem que estar no altar.

Seu coração tem que permanecer puro.

Pr. Ednilson Fernandes de Souza

Nenhum comentário: