Breaking News

sábado, 11 de março de 2023

Deus não se esqueceu de você - Isaías 49-15

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti."  (Isaías 49 : 15)

Você conhece uma pessoa e logo depois esquece o nome dela? Nunca sabe onde largou as chaves de casa, a carteira, os óculos? 

Vai ao supermercado e sempre deixa de comprar alguma coisa porque não se lembra? 

E de vez em quando, bem no meio de uma conversa, para e se pergunta sobre o que é que estava falando mesmo? 

Você não é o único. Bem-vindo ao mundo moderno. Devem existir uns 6 bilhões de pessoas com o mesmo problema.

  A ciência sempre acreditou que uma memória puxa a outra, ou seja, lembrar-se de uma coisa ajuda a recordar outras. Em muitos casos, isso é verdade (é por isso que, quando você se lembra de uma palavra que aprendeu na aula de inglês, por exemplo, logo em seguida outras palavras vêm à cabeça).

 "Esquecer faz parte de uma memória saudável", afirma o neurocientista Ivan Izquierdo, diretor do centro de memória da PUC-RS e autor do livro A Arte de Esquecer. Até 99% das informações que vão para a memória somem alguns segundos ou minutos depois. Isso é um mecanismo de limpeza que ajuda a otimizar o trabalho do cérebro. Se tudo ficasse na cabeça para sempre, ele viraria um depósito de entulho. Isso nos tornaria incapazes de focar em qualquer coisa e atrapalharia bastante o dia-a-dia.

Afinal, para que saber onde você estacionou o carro na semana passada? O importante é se lembrar de onde o deixou hoje de manhã. O esquecimento também é uma grande dádiva para o ser humano.

Imagine se as mulheres pudessem se lembrar exatamente, nos mínimos e mais arrepiantes detalhes, da dor que sentiram durante o parto? Provavelmente não teriam outros filhos. Aliás, recordar-se de tudo pode ter efeitos psicológicos graves. É o caso da americana Jill Price, de 44 anos. Vamos resumir rapidamente essa história de vida: ela sabe tudo o que aconteceu, comeu e fez em cada dia dos últimos 29 anos. Por causa disso, tem problemas psiquiátricos e sofre para levar uma vida normal. "Imagine se você conseguisse se lembrar de todos os erros que já cometeu", explica. Seria horrível. 

Mas o que tudo isso tem haver com  a palavra de hoje?

Deus nos deu a linda capacidade de: pensar, meditar lembrar e relembrar. E já foi dito, nós somos seres sujeito ao esquecimento. Isso é até bom em muitas etapas da vida. Todos nós em algum momento já esquecemos de ligar para alguém a qual dissemos que iríamos ligar, já deixamos de ir algum lugar marcado e depois de algum tempo lembramos do compromisso e pensamos "puxa eu não me lembrei há tempo".

Na palavra de hoje escrita em Isaías 49, podemos observar no versículo 14 que o povo de Israel estava dizendo em seu coração: " Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim."

Como nós seres humanos somos limitados pensamos em determinadas situações as mesmas coisas que o povo de Sião.
Mas será que o Deus todo poderoso esqueceria de nós?
Leia com atenção o Salmo 139 (Escrito pelo Rei Davi)

  SALMO  139

1  SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
2  Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3  Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4  Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
6  Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
7  Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8  Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9  Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10  Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11  Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
12  Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
13  Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
14  Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15  Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
16  Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17  E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!


O Salmista Davi tinha essa grande convicção: Deus está em tudo, sabe tudo e pode todas as coisas.
Sabendo de tudo eu te pergunto:


Deus jamais esquecerá de ti - Isaías 49-15
Será que Deus te esqueceu?

Deus disse para o povo de Israel (Sião): Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti..
E Deus continua dizendo: "Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.(Isaías 59:16)".

Ainda que todos a sua volta te deixem de lado e te rejeitem, Deus nunca te deixará. Se tua vida anda sem sentido e pensas que Deus te abandonou, reflita nessas passagens bíblicas citadas acima. Deus está contigo e jamais te desamparará.

 "Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia;"  (Salmos 33 : 18)

"Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor."  (Salmos 34 : 15)

Então clame,ore grite se for preciso. Mas não pare de falar com o teu Senhor criador, ele está esperando nesse exato momento uma reação sua, para reagir com uma grande benção em teu favor. Amém?

Nenhum comentário: