Breaking News

terça-feira, 16 de outubro de 2012

RECOMEÇO— Dt. 11:21- OS CINCO ESTÁGIOS PARA ALCANÇARMOS OS NOSSOS OBJETIVOS


Se o livro de Josué fosse uma ficção, poderíamos aceitá-lo como uma emocionante história de aventura, mas apresenta fatos reais e faz parte das Sagradas Escrituras. O que isso significa nos dias de hoje? Deus chamou Josué para ser um general e liderar o exército de Israel numa conquista santa. No entanto, o que estava em jogo nessa conquista era algo maior do que apenas a invasão de uma terra - eram questões que dizem respeito à nossa vida e fé nos dias de hoje. O livro de Josué trata de um recomeço para o povo de Deus,e muitos cristãos de hoje precisam de um recomeço. Depois de quarenta anos vagando pelo deserto,Israel apropriou-se de sua herança e desfrutou as bênçãos das terras que Deus havia preparado para eles,(Dt.11:21).É esse tipo de vida que Deus deseja que tenhamos em nosso tempo. Jesus Cristo,nosso Josué,quer nos conduzir agora à conquista e compartilhar conosco os tesouros de sua herança maravilhosa. Ele “nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual”( Efésios 1:3),mas, com frequência, vivemos como indigentes derrotados. Moisés já estava velho,e Deus precisava de um novo líder. De Êxodo 3 a Deuteronômio 34, a bíblia concentra sua atenção no ministério de Moisés,o servo escolhido por Deus para liderar o povo de sua nação,Israel. No entanto,Moisés faleceu e,apesar de não ter sido esquecido (seu nome aparece mais de cinquenta vezes no livro de Josué).,um novo “servo do Senhor” (Josué 24:29)passou ocupar o seu lugar “Deus sepulta seus obreiros,mas sua obra continua.” Através dessa mensagem vamos aprender os cinco estágios para alcançarmos os nossos objetivos.

1º Estágio- Josué, o escravo—Deus passou vários anos preparando Josué para o seu chamado. Tem pessoas que tem pressa em assumir algo maior. As pessoas que se tornam obreiros não quer dizer que serão titular logo de cara, vocês passarão pelo tempo de Deus primeiro. Josué nasceu na escravidão no Egito e recebeu o nome de Oseias, que significa “salvação” (Números 13:8). Mais tarde Moisés mudou esse nome para Josué ( Números 13:16)que significa “Jeová é a Salvação” ,a forma hebraica de Jesus ( Mateus 1:21).Enquanto estava no Egito,Josué viu sinais e prodígios que Deus realizou. Muitas vezes Deus nos deixa no Egito por um bom tempo para aprendermos primeiro,para depois nos promover.

2º Estágio - Josué O soldado primeiro ato oficial de Josué registrado nas Escrituras é a sua derrota dos amalequitas,quando estes atacaram Israel cerca de dois meses depois da saída de Israel do Egito(Êxodo 17:8-16).Moisés era profeta e legislador,mas Josué era um general com aptidões militares extraordinárias. Também era um homem de grande coragem,que não tinha medo de confrontar o inimigo,confiando que o Senhor lhe dava vitória. De acordo com (Êxodo 17:14),o escritor indica que Deus havia escolhido Josué para um trabalho especial no futuro. Apesar de Josué não saber disso,a batalha contra Ameleque foi um tempo de prova durante o qual Deus examinou sua fé e coragem. A batalha que você está enfrentando,é um tempo de prova o qual Deus está examinando sua fé e coragem. “FAÇA DE TODA OCASIÃO UMA GRANDE OCASIÃO, POIS VOCÊ NUNCA SABE QUANDO ALGUEM PODE ESTAR MEDINDO VOCÊ PARA ALGO MAIOR”

3º Estágio - Josué O servo—Em (Êxodo 24:13),Josué é chamado de servo de Moisés ((“servidor”),o que indica que,a essa altura,Josué era um assistente oficial do líder de Israel. Veremos que o segredo das vitórias de Josué não foi sua destreza com a espada,mas sua submissão à palavra de Deus ( Josué 1:8) e ao Deus da Palavra ( Josué 5:13-15).Josué não era apenas um guerreiro,mas também um adorador,e sabia viver na presença de Deus.

O 4º Estágio -- Josué o Espia—Quando Israel chegou a Cades-Barneia, na fronteira a terra prometida, Deus ordenou a Moisés que escolhesse doze homens - dentre eles Josué - para espiar a terra de Canaã. Depois de quarenta dias investigando a terra,os espias voltaram e relataram a Moisés que,de fato a terra era boa .No entanto,dez desses espias desanimaram o povo,dizendo que Israel não era forte o suficiente para vencer o inimigo,enquanto dois espias,Calebe e Josué, incentivaram o povo a confiar em Deus e a entrar na terra. Infelizmente, o povo deu ouvido aos dez espias incrédulos. Foi esse ato de incredulidade e de rebeldia que adiou a conquista da terra durante quarenta anos.( CUIDADO, UM ATO DE REBELDIA E INCREDULIDADE PODE ATRAZAR A TUA BENÇÃO 40 ANOS). Os dez espias olharam para Deus através das dificuldades, enquanto Josué e Calebe olharam para as dificuldades através daquilo que sabiam sobre Deus. O Deus deles era grande o suficiente para as batalhas que Israel enfrentaria adiante. (O MEU DEUS É GRANDE O SUFICIENTE PARA AS BATALHAS QUE ENFRENTAREI ADIANTE). Os líderes devem saber não apenas quando conquistar vitórias, mas também quando aceitar derrotas. ( Num. 14:1-9).

O 5º Estágio- Josué, o sucessor— Ao longo daquela jornada pelo deserto,Deus estava preparando Josué para o seu ministério como as sucessor de Moisés(Não tenha pressa,Deus está te preparando para algo maior).Quando Israel derrotou Ogue,rei de Basã,Moisés usou essa vitória para encorajar Josué a não temer os inimigos (Dt 3:21-28).Quando Moisés estava se preparando para morrer ,pediu a Deus que desse um líder ao povo,e deus nomeou Josué( Nm27:12).Assim como Moisés,Josué era humano e cometeu erros,mas continuou sendo o líder escolhido e ungido de Deus,e o povo sabia disso. Foi por esse motivo que os israelitas disseram a Josué: “Como em tudo obedecemos a Moisés,assim obedeceremos a ti”(Js 1:17).o povo de Deus na igreja de hoje precisa reconhecer os líderes de Deus e dar-lhes o respeito que lhe é devido como servos do Senhor ( I Ts 5:12,13).

CONCLISÃO- O segredo do sucesso de Josué foi sua fé na palavra de Deus,em seus mandamentos e promessas(Js 1:6,7,9).E também soube entender e passar pelos cinco estágios que acabamos de ver nessa mensagem. Não atropele a tua vida através da tua precipitação. Obreiros,não atropele o teu ministério através de sua precipitação. De um modo geral,enquanto você não passar por esses cinco estágios,você não chegará ao topo. Para ser líder,primeiro tem que aprender obedecer. Tudo nessa vida começa de baixo. Não é do meio,e não é de cima. Ninguém pode liderar se ainda não aprendeu a ser liderado.