Breaking News

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ADOLESCÊNCIA – Esperança em um futuro seguro

A esperança, conforme tudo parece indicar, é uma necessidade psicológica, se o homem tiver de contemplar o futuro seja em que sentido for. Ainda que não exista base racional para a mesma, o homem continua mantendo a esperança. 
Fazer com que o adolescente se mantenha firme nas promessas de Cristo com fé e esperança está sendo um desafio para lideres do Brasil e do mundo. 
Temos enfrentado não só o Adolescente em fase transitória, com características próprias que o conduzem para um meio desfavorável, como as drogas, e outras diversidades, mas também os meios de comunicação que o dirige muitas vezes para o mal.
Fazê-lo crer no Deus Poderoso, mostrar que a nossa Esperança não está neste mundo, nem no que o mundo nos oferece, é uma obra de arte, levando-se em consideração tudo que ele vê ao seu redor e aos seus olhos parece bom e correto.
Mas, contudo temos em nossas mãos a Espada que corta dos dois lados e nos facilita o caminho com segurança e sabedoria, para assim transmitir a esperança de um futuro seguro e a vida eterna.
É comum o adolescente desanimar, desistir, querer ter outras experiências, buscar suas próprias razões, desobedecer, criticar, desafiar as leis, carregar outros consigo quando sai da presença de Deus. No entanto ele espera que alguém cuide dele, que o traga de volta, que o incentive, que o aceite e que o ame. Muitas vezes quando o mesmo vai a busca de uma vida independente ele está à procura de alguém que o valorize, pois talvez no meio em que vive não está encontrando razão para viver e lutar por seus ideais. É neste momento que devemos pedir a sabedoria de Deus para poder orientá-lo e ministrar em seu coração a esperança de que com Cristo tudo é diferente e que podemos nos sentir seguros e protegidos por Ele.
Ao transmitir a Palavra de Deus ao adolescente deve-se provar que a fé num Deus vivo, que age e intervém na vida humana, e no qual se pode confiar de que porá em vigor as suas promessas, a esperança, no sentido specificamente bíblico, tudo se torna possível.
A esperança bíblica é por conseguinte, inseparável da fé em Deus. Têm-se esperança, têm-se fé e não pode ser diferente.
Baseando-se na grande dificuldade que o adolescente possui em crer nas promessas e ter esperança que ele com Cristo será um Vencedor e que pode manter-se longe das ofertas do maligno, ressalto alguns itens importantes para se trabalhar a confiança, a fé, a esperança em Deus.
Meditar na palavra diariamente: a leitura da palavra de Deus aumenta a capacidade de crer nas promessas.
A esperança cresce quando o adolescente lê as atividades de Deus registradas ao longo das Escrituras, como está escrito: “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rom. 15:4). O Salmo 22 revela a luta de Davi numa situação pessoal e critica. Todavia, ao meditar nos feitos de Deus no passado ele confia que Deus o livrará (Sl. 22:4).
Citar exemplos bíblicos de que Deus usava também crianças, adolescentes e jovens para operar milagres e vencer batalhas: como no caso de Davi que venceu o gigante Golias, Miriam que esteve ao lado de Moisés, o próprio Jesus que com doze anos já pregava nas sinagogas, o rei Josias que ainda jovem limpou o altar do Senhor e os demais casos que você poderá citar na Bíblia.
Provar pela palavra que o mesmo Deus que ressuscitou a Cristo dentre os mortos (I Pedro 1:21): é o mesmo Deus em quem o crente precisa depositar sua confiança, pois Ele é o Deus da esperança. Por causa da ressurreição, o crente é livre da condição de ter esperança limitada apenas neste mundo, (I Cor. 15:19). Mas Cristo Jesus é a nossa Esperança para a eternidade.
Informar categoricamente que a nossa alegria não pode estar nas coisas passageiras: a existência da esperança torna impossível para o cristão ficar satisfeito com meras alegrias passageiras, mas deve-se crer na alegria da vida eterna (Hb.13:14). Nossa esperança não pode estar em dinheiro, em bens materiais como casas, carros, pois a nossa casa é uma Mansão Celestial, cujo Arquiteto e Edificador é o Senhor Deus.
Finalmente amados, sabemos que se para nós adultos já é necessário o alimento espiritual diariamente, a edificação, o consolo, a força do irmão que está ao nosso lado, o carinho do nosso Pastor, quanto mais aos nossos queridos adolescentes que são abordados o tempo todo, pelo desejo próprio de crescer, descobrir, conhecer coisas novas e viver uma vida independente dos pais, da igreja, da escola etc. Por isso firme sempre a palavra no coração dele. 

“A ESPERANÇA NÃO PODE EXISTIR SEPARADA DA FÉ, E O AMOR NÃO PODE SER EXERCIDO SEM O CONCURSO DA ESPERANÇA” (I Cor. 13:13).
Glaci A. Fabris
Coordenadora Estadual de Adolescentes
Igreja do Evangelho Quadrangular CED
Av. Almirante Tamandaré, 447 - Coqueiros - Florianópolis - SC
88.080.160 - (48) 3333-6715 - contato@ieqsc.com