Breaking News

terça-feira, 1 de maio de 2012

Membro ou discípulo?


"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos."

(Mateus 28.18-20.)

 

A grande comissão foi a grande missão que Jesus nos deixou. Ele já tinha morrido pelos nossos pecados, já havia ressurgido e confiou em nossas mãos a continuidade do seu ministério. Sabendo que isso poderia ser algo bem difícil para nós, Jesus deixou uma promessa de que estaria conosco para sempre.

 

Honestamente, eu já tinha lido milhares de vezes essa passagem, mas só há pouco tempo, tive um real entendimento do que Jesus quis dizer (e confesso: fiz o contrário do que Ele pediu para fazer).

 

Eu não "ia" até as pessoas, estava mais para o "venha". Era um pouco fechada e tímida, por isso tinha dificuldade em cumprir o "ide". Eu agia como aquela “igreja” que não vai atrás de ninguém, mas "venham até mim" se quiserem.

 

Fazer discípulos também. Estava mais para "fazer membros" da minha igreja, das minhas redes sociais do que de fato fazer discípulos. Sinceramente, observei na vida de muitos amigos que estão em outras igrejas que estas fazem mais "membros" do que discípulos de Cristo de verdade. Um membro vai para a igreja, cumpre sua obrigação de estar presente nos eventos e todo mundo pensa que ele é um cristão de verdade. O que na verdade é um equívoco. Já um discípulo faz tudo o que seu mestre, seu mentor faz e retransmite isso aos seus liderados. Ele deseja ser igual ao mestre, porque este ensina como guardar todas as palavras que Jesus ensinou. Paulo foi um exemplo, ele disse: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo." (1Co 11.1.) Às vezes congregamos num lugar só porque não temos outro para ir, e ainda assim não queremos ser como os líderes de lá. Será que realmente estamos sendo discipulados ou discipulando à luz da Palavra de Deus? Vamos refletir em que temos falhado.

 

Hoje, pela graça de Deus, consigo "ir", me aproximar com mais facilidade de pessoas que jamais pensei, e isso me traz a responsabilidade de não ganhá-las apenas para Jesus, mas de cuidar bem delas e fazê-las discípulas de Cristo e não membros de igreja. Não foram membros de igreja que continuaram a missão de Jesus, mas discípulos de Cristo, totalmente comprometidos com a visão de Deus em proclamar o evangelho e morrer por esta causa. 

 

Foi por pessoas assim que o evangelho chegou até nós. Muitas vezes ser apenas membro de algum lugar nos torna solitários, sem alguém que ande a segunda milha e cuide de nós. Oro a Deus para que sua Palavra se revele a cada dia e que não nos contentemos em ser membros ou  simpatizantes de alguma igreja, mas sim, discípulos que obedeçam a grande comissão: indo, discipulando, batizando e ensinando todas as palavras que Jesus deixou. Que o Senhor nos ajude a sermos fiéis na missão que Ele nos confiou.